quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Profissionais da Educação - no Paraná são somente os profissionais da educação ESTADUAL!!!

Trabalhadores e trabalhadores da Educação. Essa é a denominação que abrange a totalidade profissionais que atuam no funcionamento de uma escola. A manutenção da infraestrutura escolar e preservação do meio ambiente, a alimentação e interação com os(as), o apoio à administração escolar e atividades operacionais, a administração escolar, operação de multimeios e equipamentos laboratoriais são as funções formam, junto com o ensinar e aprender, uma das instituições sociais mais importantes na sociedade: a escola.
Por isso, reconhecer o trabalho e o papel de cada um(a) desses agentes do saber é fundamental para a nossa grande campanha de valorização à Educação e, uma das formas de agradecer aos(às) profissionais que atuam no dia a dia da escolas é celebrando o dia 7 de agosto!
No Paraná, a data foi instituída em 2010, por uma lei estadual que homenageia os(as) agentes educacionais. O dia 7 de agosto foi escolhido porque foi nesta data que em 2009 o então presidente Lula sancionou uma lei federal reconhecendo os(as) funcionários(as) como profissionais da Educação.
No Dia do Funcionário de Escola, celebrado em 7 de agosto, a APP-Sindicato chama toda categoria, professores(as) e funcionários(as) de escola para a Mobilização Estadual. O ato público acontecerá em Curitiba, às 9 horas da manhã, em frente à Secretaria do Estado da Fazenda (Avenina Vicente Machado, 455). A organização do deslocamento está sendo feita pelos Núcleos Sindicais da APP. Confira aqui a pauta de reivindicação da categoria.