quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Servidores Técnicos da Rede Municipal farão cursos em 2014 - NOTICIAS


8 de novembro de 2013
Servidores Técnicos da Rede Municipal farão cursos em 2014 



ProFuncionário vai beneficiar 600 servidores da educação

Cerca de 600 profissionais não docentes da rede municipal de ensino - como agentes administrativos e auxiliares de serviços escolares - farão cursos em 2014, para reforçar a formação técnica profissional. Os cursos serão ofertados por meio do ProFuncionário (Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público), do governo federal, ao qual a Secretaria Municipal da Educação acaba de aderir.

Os cursos, voltados aos profissionais da rede municipal de ensino em efetivo exercício, terão 18 meses de duração e serão semipresenciais, com metodologia denominada Presencial Virtual.

A carga horária será organizada em aulas semanais transmitidas via satélite, complementadas com uma carga horária à distância desenvolvida em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O ProFuncionário segue a Política de Formação Técnica dos Profissionais da Educação, no segmento funcionários. É um programa do Ministério da Educação realizado em parceria com os estados, municípios e Distrito Federal. No Paraná, além daqueles realizados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), os cursos acontecem por intermédio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), focados, neste momento, nas habilitações de Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos.

“A formação em nível técnico de todos os profissionais da educação é uma condição importante para o desenvolvimento das carreiras e aprimoramento no dia a dia das funções”, diz a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.

Equidade

A formação dos profissionais não docentes, mas que atuam em unidades escolares, é um segmento historicamente esquecido ou pouco contemplado pelas políticas oficiais. “Equidade é uma das principais premissas desta administração, seja na qualidade da educação ofertada aos estudantes, quanto no reconhecimento e valorização de todos os servidores, independentemente de suas carreiras”, diz Roberlayne.

Além de melhores capacitados ao desenvolvimento de suas funções, a formação profissional técnica representa também a possibilidade de aprimoramento da condição salarial diante dos planos de carreira, uma vez que um valor porcentual incidente sobre o vencimento do servidor quando este participa de cursos, é o chamado Crescimento Horizontal na carreira.
Os termos para a adesão de Curitiba ao programa estão em andamento. 

Foram realizadas reuniões para a discussão das principais características que a formação técnica terá em Curitiba. Os encontros tiveram a participação do superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Marcos Schiefler Filho, da diretora do Departamento de Tecnologias e Difusão Educacional, Letícia Mara de Meira, e da Coordenadora de Formação Continuada, Cíntia Caldonazo Wendler.

Representando o IFPR, participaram a coordenadora do Profuncionário no Paraná, Rosângela Oliveira, o supervisor dos Pólos do Campus EaD, Antônio Ferreira, a coordenadora de ensino médio e técnico (PROENS) Adnilra Sandeski, e a coordenadora de avaliação do Campus EaD, Michele Simonian, e a coordenadora do material didático impresso, Ester Oliveira.

A adesão do Município ao ProFuncionário representa significativa valorização ao servidor da área. “Serão cursos que garantirão aos profissionais terem acesso à educação mais flexível, com a opção de gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades”, explica o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Marcos Schiefler Filho.