Em dezembro de
2006, foi promulgada a Emenda Constitucional no 53 que alterou o artigo
60 da Constituição Federal. Sua redação ficou assim
Art. 60. Até o 14o (décimo quarto) ano a partir da promulgação desta Emenda
Constitucional, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios destinarão parte
dos recursos a que se refere o caput do art. 212 da Constituição Federal
à manutenção e desenvolvimento da educação básica e à remuneração condigna dos
trabalhadores da educação, respeitadas as seguintes disposições [...]
<Dicionário: A educação básica é constituída pela educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio.>
Essa
alteração, naturalmente, interfere diretamente no financiamento da educação
básica pública brasileira. Ora, assim, para sabermos a parcela que cabe à
educação básica, é preciso continuar a investigar essa disposição legal. Assim,
Em vigor desde
o dia 1o de janeiro [2007] por medida provisória, o novo fundo substitui
o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização
do Magistério (Fundef). O Fundeb se estenderá até 2021. Com o novo fundo, a
educação básica atenderá 47 milhões de estudantes de creches, educação infantil
e especial, ensinos fundamental e médio e educação de jovens e adultos […]
(MEC, 2007a).
<Saiba mais: Conheça a
Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007 que regulamenta o
Fundeb visitando o endereço eletrônico abaixo: http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ Ato2007-2010/2007/Lei/ L11494 >
O que é
o Fundeb?
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb é um Fundo
de natureza contábil, instituído pela Emenda Constitucional no 53, de 19 de dezembro de
2006 e regulamentado pela Medida Provisória 339, de 28 de dezembro do mesmo
ano, convertida na Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, sendo iniciada a sua
implantação em 1o de janeiro de 2007. Essa implantação está sendo realizada de
forma gradual, alcançando a plenitude em 2009, quando o Fundo estará
funcionando com todo o universo de alunos da educação básica pública presencial
e os percentuais de receitas que o compõem terão alcançado o patamar de 20% de
contribuição. (MEC, 2007c, p. 1, grifo nosso).
Vamos
prosseguir com nosso estudo sobre o Fundeb. Segundo ainda o MEC (2007), o Fundo
é composto, na quase totalidade, por recursos dos próprios Estados, Distrito
Federal e Municípios, sendo constituído de:
Contribuição de Estados,
DF e Municípios de:
16,66 % em 2007;
|
6,66 % no 1º em 2007;
|
18,33 % em 2008 e
|
13,33 % em 2008 e
|
20% a partir de 2009,
|
20 % a partir de 2009,
|
sobre:
|
sobre:
|
|
|
-
Fundo de Participação dos
|
-
Imposto sobre Transmissão Causa
|
Estados
(FPE)
|
Mortis
e Doações (ITCMD)
|
-
Fundo de Participação dos Mu-
|
-
Imposto sobre Propriedade de
|
nicípios
(FPM)
|
Veículos
Automotores (IPVA)
|
-
Imposto sobre Circulação de
|
-
Quota Parte de 50% do Imposto
|
Mercadorias
e Serviços (ICMS)
|
Territorial
Rural devida aos Municí-
|
- Imposto
sobre Produtos In-
|
pios
(ITR)
|
dustrializados,
proporcional às
|
|
exportações
(IPIexp)
|
|
-
Desoneração de Exportações
|
|
(LC 87/96)
|
|
|
|
Receitas da dívida ativa e de juros e multas, incidentes sobre
as fontes acima relacionadas
Quadro 4 – Recursos vinculados do
Fundeb
O
quadro 4, informa-nos que:
<ATENÇÃO> Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de
complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada
Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
A complementação da União foi fixada assim:
· 2,0 bilhões de reais em 2007;
· 3,0 bilhões de reais em 2008;
· 4,5 bilhões de reais em 2009; e
· 10% do valor total do Fundo a partir de 2010.
<ATENÇÃO> Essas
importantes informações, contudo, não nos ajudam, ainda, a responder a nossa
questão de quanto o município Estudosempre deverá aplicar em educação básica.
Mais uma informação e estaremos prontos para responder à questão.
Os Municípios receberão os recursos do
Fundeb com base no número de alunos da educação infantil e do ensino
fundamental e os Estados com base no número de alunos do ensino fundamental e
médio, observada a seguinte escala de inclusão:
§ Alunos do ensino fundamental regular e especial considerados:
- 100% a partir de 2007
§ Alunos da educação infantil, ensino médio e educação de jovens
e adultos - EJA considerados:
- 33,33% em 2007; 66,66% em 2008 e 100% a partir de 2009.
(MEC, 2007b, p. 3).
Pronto! Agora, podemos responder a nossa
questão. Você se lembra dela?
<Reflita: – Se R$ 25.000.000,00 são destinados à educação do município, quanto
que o nosso município de Estudosempre terá de aplicar na Educação Básica?>
Vamos
aproveitar a resposta para fazermos uma revisão de todas as informações
necessárias para entendermos bem a aplicação dos recursos na Educação Básica
Observe a
seguinte Ilustração:
Ilustração 8 – Caminhos do
investimento na educação básica pública
A ilustração 8 parece um labirinto não é mesmo?! Nela encontramos:
1. Seis “sacos de dinheiro”: dois deles coloridos e um com um
boneco;
2. Duas figuras geométricas que representam “dados”. São os
paralelogramos. Em um deles está escrito Censo Escolar (2006) e
no outro, Matrículas na Educação Básica (2006);
3. Uma figura geométrica que representa “documento”. Nela está
escrito Valor Mínimo Nacional Aluno/Ano (2007);
4. Sete caminhos (I II III
IV V VI e VII);
5. Uma seta unindo os dois “sacos de dinheiro” coloridos, ou seja,
ligando Receita do Município a Investimento em Educação Básica
<Reflita: Ufa! Quanta informação!? Bem, uma vez apresentados os elementos da
Ilustração anterior, esteja atento a nossa metodologia. Nós iremos apresentar
caminho por caminho, um por um, para que não fique nenhuma dúvida e, assim, responderemos,
enfim, a nossa questão. >
1.1 O
Fundeb e o investimento na educação básica
Observe na
nossa Ilustração 3 que os dois “sacos de dinheiro” coloridos estão ligados por
uma seta dupla. Estamos nos referindo ao caminho (I) que une a Receita
do Município ao Investimento
na Educação Básica. Tudo o que queremos é isso:
saber quanto o município Estudosempre é obrigado a investir na Educação Básica.
Mas, infelizmente, não podemos simplesmente “pegar esse caminho”; é preciso
percorrer todos os outros. Vamos a eles.
<ATENÇÃO: Convém
ressaltar que de 2007 a 2020, parte desses recursos serão destinados
à manutenção e desenvolvimento da educação básica e à remuneração condigna dos
trabalhadores da educação. Para tanto, foi criado, no âmbito de cada Estado e
do Distrito Federal, um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de natureza contábil (EC no
53/2006, Art. 2o).>
1.2 O investimento mínimo em
educação e a composição do Fundeb
O caminho (II)
apresenta duas ramificações. A primeira chega a um “saco de dinheiro” de 25
milhões de reais. Ora, já fizemos esse exercício, você se lembra? Já sabemos a
receita do município Estudosempre e o total mínimo a ser investido em educação.
Esse é o investimento mínimo em educação garan-tido pela Constituição.
Sabemos que o
Fundeb é composto de uma parte específica de determinados impostos (veja no
quadro 4). Por isso, o caminho (II) chega também ao “saco de dinheiro”
com o bonequinho que está indicando que o município Estudosempre, juntamente
com todas as demais esferas administrativas bra-sileiras (União, Estados
e Municípios) irão compor o Fundo para a educação básica pública brasileira.
<Atenção: Desde a promulgação da Constituição de 1988, 25% das receitas dos
impostos e transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios
encontram-se vinculados à Educação. Com a Emenda Constitucional
no 14/96, 60% desses recursos da educação passaram a ser
subvinculados ao Ensino Fundamental (60% de 25% = 15% dos impostos e
transferências), sendo que parte dessa subvinculação de 15% passava pelo
Fundef, cuja partilha dos recursos, entre o Governo Estadual e seus municípios,
tinha como base o número de alunos do ensino fundamental atendidos em cada rede
de ensino. Com a Emenda Constitucional no 53/2006, a subvinculação
das receitas dos impostos e transferências dos
Estados, Distrito Federal e Municípios passaram para 20%
e sua utilização foi ampliada para toda a Educação Básica, por meio do Fundeb [...] (MEC, 2007b, p. 1, grifo nosso).>
1.3 A
utilização dos recursos do Fundeb
Observe na
nossa Ilustração 3 que o caminho (III) apresenta duas ramificações. Uma
delas chega a um “saco de dinheiro” escrito 60%. Isso indica que parte dos
recursos do Fundeb (60%) deve ser destinada ao pagamento dos professores da
educação básica pública. A outra ramificação chega ao “saco de dinheiro” onde
está escrito 40%. Esse é o percentual a ser investido na manutenção e
desenvolvimento da educação básica pública brasileira (MDE).
O
financiamento das ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica
pública aplica-se a todas as modalidades (regular, especial ou de jovens e
adultos), independentemente da duração (ensino fundamental de 8 ou 9 anos), da idade dos
estudantes (crianças, jovens ou adultos), do turno de atendimento (matutino
e/ou vespertino ou noturno) ou da localização da escola (zona urbana, zona
rural, área indígena ou quilombola).
Lembre-se que os Municípios, Estados e
Distrito Federal, ao utilizarem os recursos do Fundeb, deverão observar a
orientação do Art. 211 da Constituição de 1998:
·
Os municípios deverão atuar na
educação infantil e, prioritariamente, no ensino fundamental;
· Os estados deverão atuar no ensino fundamental e no ensino
médio; e
· O Distrito Federal assume responsabilidades de estados
e municipio.
<Saiba mais: Conheça
a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), acessando o endereço eletrônico: http://www.inep.gov.br/. E, particularmente, o Sistema de Consulta
a Matrícula do Censo Escolar 1997/2006, no seguinte endereço:
http://www.inep.gov.br/ basica/censo/Escolar/ matricula/default.asp >
1.3 O Censo
Escolar
Já sabemos que o município Estudosempre
deverá investir na educação básica pública, em MDE, 40% dos recursos do Fundeb.
Mas como? Bem, o primeiro passo é consultar o Censo Escolar do ano anterior. O
Censo Escolar consiste no levantamento de informações estatístico-educacionais
de âmbito nacional, realizado anualmente. Como é realizado o Censo Escolar?
O Censo Escolar é realizado anualmente pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –
INEP/MEC, em parceria com os governos estaduais (Secretarias Estaduais de
Educação) e prefeituras municipais.
As matrículas são levantadas entre os meses
de março e abril, tomando-se como base os dados da última 4ª feira do mês de
março de cada ano, após o que são consolidados por Estado, no âmbito das
Secretarias Estaduais de Educação, processados em sistema informatizado mantido
pelo INEP e publicados no Diário Oficial da União [...] (MEC, 2007c, p. 1).
Os dados do Censo Escolar estão disponíveis
para todos. Acessando-o, encontraremos uma tabela com o formato da
Tabela 3. Destacamos a linha referente ao município, que é o que nos
interessa no momento, e inutilizamos as demais (só para ficar mais fácil).
Observe que o nosso município Estudo-sempre possui:
· 25
alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (Presencial).
<Saiba mais: Voce notou que no
nosso município Estudosempre temos poucos alunos matriculados? Pois saiba que
esses números inventados estão muito próximos de um município real brasileiro.
Por curiosidade, visite a pagina www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/30082004projecaopopulacao.shtm e veja os 10 maiores e os 10 menores municípios brasileiros segundo
suas populações.>
Tabela 3 – Município Estudosempre: matrícula inicial
|
|
|
|
|
|
|
|
Matrícula Inicial
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Educação
|
Educação de Jo-
|
Educação de
|
|
|
||||
|
|
|
|
Ensino Fundamental
(Regular)
|
|
vens e Adultos
|
Jovens e Adultos
|
|
|
||||||||
|
|
|
|
|
|
Especial
|
|
|
|||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(Presencial)
|
(Semipresencial)
|
Educação
|
|
||||
Município
|
Dependência
|
|
|
|
|
|
|
Ensino
|
|
|
|
|
|||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
Pré-
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Profissional
|
|
|||
|
|
Creche
|
Escola
|
|
|
1a a 4a
|
5a a 8a
|
Médio
|
|
|
|
|
|
|
|
(Nível
|
|
|
|
|
Educação
|
|
(Regular)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
|
séries
|
séries
|
|
|
|
Funda-
|
|
Funda-
|
|
Funda-
|
Técnico)
|
|
|
|
|
|
|
special
|
Total
|
|
Total
|
Total
|
Total
|
|
|
||||||
|
|
|
|
e anos
|
e anos
|
|
mental
|
mental
|
mental
|
|
|
||||||
|
|
|
|
(incluídos)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
|
|
|
|
|
iniciais
|
finais
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Total
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estudosempre
|
Estadual
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Municipal
|
0
|
0
|
0
|
90
|
90
|
0
|
0
|
0
|
|
0
|
25
|
25
|
0
|
0
|
0
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Privada
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Censo Escolar 2006
(Os dados são fictícios).
Pronto! O que precisamos saber nesse
caminho (IV) é o número de alunos matriculados, segundo o Censo Escolar do ano
de 2006.
1.5 O
Valor mínimo nacional por aluno/ano
O caminho (V) une os “dados” do Censo Escolar (2006) ao Valor
Mínimo Aluno/Ano (2007). Esse valor é calculado em relação a cada
estado brasileiro, levando-se em consideração a receita do Fundeb (no respectivo
estado), o número de alunos da educação básica (regular, especial, EJA,
integral, indígena e quilombola) das redes públicas de ensino estaduais e municipais
(de acordo com o Censo Escolar mais atualizado) e os fatores de ponderação
fixados pelo MEC (MEC, 2007c).
<ATENÇÃO> O
Decreto no 6.091, de 24 de abril de 2007, da Presidência da
República, define e divulga os valores para o ano específico de 2007 (BRASIL,
2007l).
Todo esse
importante cálculo resulta em lei específica, todos os anos. Hoje, 2007, os
valores estão definidos, por Estado. Observe que não se tem um valor fixo por
aluno, como antes. Agora, temos um valor diferente para cada estado, parecido
com a Tabela 4:
Tabela 4 – Valor anual mínimo por aluno/ano (2007)
Valor anual por aluno
estimado, por etapas, modalidades e tipos de estabelecimentos de ensino da
educação básica (R$)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
EJA com
|
|
|
|
|
Séries
|
|
|
|
|
|
|
Ens. médio
|
|
|
avaliação
|
|
|
|
|
|
Séries
|
|
|
|
|
em tempo
|
|
|
no processo
|
|
|
|
|
|
iniciais
|
|
Séries
|
Ensino
|
|
|
|
|
|
|||
UF
|
|
|
|
finais do
|
Ensino
|
Ensino
|
integral
|
|
Educação
|
e EJA in-
|
|
|||
|
Pré-
|
do
|
|
finais do
|
fund. em
|
Educação
|
|
|||||||
Creche
|
|
ensino
|
médio
|
médio
|
Ens. médio
|
indígena e
|
tegrada à
|
|
||||||
|
escola
|
ensino
|
|
ensino
|
tempo
|
especial
|
|
|||||||
|
|
|
fund.
|
urbano
|
rural
|
integrado à
|
quilombola
|
educação
|
|
|||||
|
|
|
fund.
|
|
fund. rural
|
integral
|
|
|
||||||
|
|
|
|
urbano
|
|
|
educação
|
|
|
profissional
|
|
|||
|
|
|
urbano
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
profissio-nal
|
|
|
de nível
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
médio
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
57,03
|
851,66
|
946,29
|
993,61
|
1.040,92
|
1.088,24
|
1.182,86
|
1.135,55
|
1.182,86
|
1.230,18
|
1.135,55
|
1.135,55
|
662,40
|
|
Os valores mínimos estabelecidos, supondo
que nosso município Estudosempre esteja no estado brasileiro chamado X,
são os apresentados na Tabela 4, por aluno/ano. Significa o seguinte: quem
recebe os recursos financeiros do Fundeb é o estado da federação (no nosso
caso, estado X); o estado distribui para o município Estudosempre que
deverá utilizar os recursos observando os valores mínimos acima, bem como a
informação do próxima tópico. Vamos a ela!
1.6 A Distribuição dos recursos
Estamos quase chegando ao fim de nossa
trajetória em direção à distribuição dos recursos financeiros na educação básica.
Nesse caminho (VI), faremos, apenas, um cálculo bem simples. Já sabemos
que a distribuição dos recursos será realizada com base no número de alunos da
educação básica pública. No nosso caso, são 115 alunos (90 alunos no ensino
fundamental e 25 alunos na EJA). Já sabemos, também, que a escala de inclusão,
isto é, que a distribuição obedecerá a:
Alunos do ensino fundamental regular e especial considerados:
- 100% a partir de 2007.
Alunos da educação infantil, ensino médio e educação de jovens e
adultos (EJA) considerados:
- 33,33% em 2007; 66,66% em 2008 e 100% a partir de 2009.
Falando a verdade, basta
preencher a Tabela 5:2
Tabela 5 – Distribuição de Recursos do Fundeb
|
100%
|
|
|
|
|
|
|
33,33%
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
Ensino Fundamental Regu-
|
|
Educação Infantil
|
|
|
|
Ensino Médio
|
|
Educação de Jovens e
|
|
||||||
|
lar e Especial
|
|
|
|
|
|
|
Adultos (EJA)
|
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||
Matr.
|
Valor
|
Total
|
Matr.
|
Valor
|
Total
|
Matr.
|
|
Valor
|
Total
|
Matr.
|
Valor
|
Total3
|
|
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
90
|
946,29
|
85166,10
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
25
|
662,40
|
5.519,44
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1.7 O
Investimento em educação básica
<Reflita: UFA!
Chegamos ao fim. O município Estudosempre arrecadou
100 milhões de reais em 2006, quanto terá de investir na educação básica em
2007?
O investimento
mínimo em educação será de 25 milhões de reais, conforme já vimos. Entretanto,
após todos esses cálculos, o Fundeb garantirá para o nosso município o
equivalente a R$ 85.166,10 (a ser utilizado no ensino fundamental) + R$
5.519,44 (para utilização na EJA). Em resumo, no mínimo, o Fundeb assegura R$
90.685,54 a serem utilizados em manutenção e desenvolvimento da educação básica
pública.
<PRATIQUE: Agora, você fará a distribuição de recursos
constitucionais para o seu município, de acordo com o Fundeb. Para isso,
seguiremos algumas etapas:
1. Visite a página do INEP
http://www.inep.gov.br/basi-ca/censo/Escolar/matricula/default.asp e entre com
os dados solicitados: Ano (2006); Estado (seu Estado) e Município (seu
Município);
2.
Copie a tabela para o seu memorial;
3.
Faça os cálculos, conforme fizemos;
4. Descubra quanto seu município deverá investir em Educação Básica
pública; e
5. 7
Registre o resultado final em seu Memorial. >
2 Observe que eliminamos a parte
referente à educação infantil e ensino médio porque não temos alunos
matriculados nessas etapas, conforme Tabela 3, p. 66
3 O valor total corresponde a 33,33% do produto 25 alunos por R$
662,40. :
Nenhum comentário:
Postar um comentário