domingo, 3 de novembro de 2013

Perfil específico do Técnico em Secretaria Escolar


O perfil profissional do Técnico em Secretaria Escolar é constituído por conhecimentos, saberes, princípios, valores e habilidades que o credenciam como educador e gestor escolar. Espera-se, então, que esta formação profissional propicie as seguintes competências específicas:

    a)   conhecer os principais elementos, fundamentos e princípios de sua profissão;
b)   compreender as principais concepções de administração e como estas ressoam no planejamento educacional escolar;
c)   compreender e analisar as questões relativas aos meios e fins da educação, considerando processualmente o diagnóstico, a execução e a avaliação;
d)   conhecer e vivenciar a ética e a transparência na educação pública;
e)   compreender a unidade escolar como parte de um complexo educacional ligado a redes e sistemas de ensino;
f)    dominar os fundamentos da gestão curricular, gestão administrativa e gestão financeira da unidade escolar;
g)   compreender e analisar, considerando os seus princípios e práticas, uma gestão escolar com componentes autoritários e uma gestão escolar com componentes democráticos;
h)   compreender, analisar, elaborar, refletir e vivenciar o projeto político-pedagógico da escola;
i)    compreender e contextualizar, na lei e na prática social, a educação escolar, o Estado e as políticas educacionais;
j)    compreender e analisar a legislação educacional nas Constituições, nas Leis de Diretrizes e Bases, no Plano Nacional de Educação e nos Conselhos de Educação;
k)   dominar, analisar, refletir, fazer relações e mediações entre as normas emanadas dos conselhos de educação e o regimento escolar;
l)    ler, compreender e produzir com autonomia, registros e escritas de documentos oficiais, relacionando-os com as práticas educacionais;
m) conhecer os fundamentos da contabilidade pública nos aspectos relacionados com o financiamento da educação, contabilidade da escola e da rede escolar;
n)   conhecer os fundamentos da administração de materiais. Compreender e fazer relações entre os equipamentos físicos, materiais pedagógicos, educação e aprendizagem;
o)   conhecer os fundamentos da estatística. Compreender e fazer relações entre estatística e planejamento, estatística e avaliação, estatística e gestão, estatística e financiamento da educação;
     p) compreender criticamente a avaliação institucional e os processos de avaliação dos estudantes, das escolas e das redes de ensino.





















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